Chefe Elmer nos presenteia com mais um texto: Espírito Escoteiro

Caros Irmãos!

Sempre Alerta!

Durante os feriados de fim de ano escrevi este artigo e envio p/ vossa apreciação.

Foi a pedido de um grande amigo de POA/RS  um Escotista de muitos anos… Uma árdua tarefa!

Escrever sobre temas abstratos é muito difícil pois cada um vê e sente de uma forma.  Enfim, este texto é o que eu pessoalmente sinto e

foi o que consegui colocar no papel. Alguns o sentem de outra forma e, c/ certeza, existirão inúmeras verdades na mente de cada um.

No artigo, tem um pouco de cada um, que convivi desfrutando das suas experiências.

Talvez vcs gostem, talvez pensem que não é nada disso…

Um fraterno abraço!

SAPS!

Elmer Souza Pessoa

“Viver como Escoteiro é crescer como indivíduo!”

 

Reflexões de um Velho Lobo

65 – O ESPÍRITO ESCOTEIRO

Muito conhecido e repetidamente citado pelos membros do Movimento Escoteiro, o “Espírito Escoteiro” não pode ser definido na forma usual ou mesmo procurado em um dicionário, por maior que seja.  Na tentativa de descrevê-lo ou classificá-lo, já chegaram a afirmar que cada um tem o seu…

Vou tentar colocar como eu o vejo, provavelmente não terá pares no mundo escoteiro e nem um gabarito para que seja comparado. Eu o sinto assim:

É imensurável e indescritível, de modo que uma simples definição possa ser aceita por todos. Cada um o enaltece e o relata do seu jeito, mas suas palavras não descrevem a mesma coisa. Quem não pertence ao Escotismo, não o conhece e muito menos o identifica. Já o classificaram como pertencente à área das Místicas & Tradições, que tornam o nosso Movimento diferente de qualquer outro… Pode ser, contudo não podemos afirmar…

É como a água pura e límpida de uma fonte! Não tem como atribuir cor, odor, paladar porem é impossível viver sem ela, tão necessária para a vida como é o “Espírito Escoteiro” para o Escoteiro! Não poderá existir em sua plenitude se não o possuir…

E, como saber, se ele é subjetivo? Aí, é simples: nós o sentimos! Como? Não sei responder… Simplesmente o sentimos e demonstramos sua existência em nossas atitudes!

Dogma de fé? Não, não chega a tanto! Porem me atrevo a pensar que nem Baden Powell saberia defini-lo, embora tenha nascido junto com o Escotismo, portanto espontaneamente.

Esperem um pouco! Existe uma unanimidade: “É uma coisa boa, pois acolhe em seu bojo todos os Valores Universais, todas as normas de irmandade e fraternidade, todos os princípios que regem a convivência harmoniosa da raça humana e o trato com a natureza”.

Então, está aí a definição! Engano seu. Não passou nem perto… É tudo isso, mas não é só isso! É muito mais: o companheirismo, a educação e o carinho na convivência com o próximo, o respeito às leis e a ordem, dedicação a minimizar o sofrimento de outra pessoa, manter-se sempre alerta, mesmo sem precisar, seguir os princípios fundamentais de sua religião, honrar a palavra dada, não ser soberbo…

Puxa vida… É coisa de “santo”! Nunca ninguém terá esse tal “Espírito Escoteiro”. Acontece que não é para “tê-lo”… É para senti-lo e praticá-lo. Todo bom Escoteiro o sente! E, nunca estará completo, aglutinando qualidades com o decorrer das nossas vidas, nos fazendo crescer como indivíduo e cidadão…

Ser Escoteiro já é parte do processo. É o início, o ponto de partida.  Para uns, é mais fácil do que para outros, porem não elimina as dificuldades. Difícil de entender? Claro, pois é subjetivo, incolor e inodoro. Puro como a água cristalina da nascente, já citado…

E como se conhece quem o tem? Não nos preocupemos com isso, pois quando alguém o tem, nós saberemos. É pura intuição! Nos cativa, faz nos sentirmos bem ao seu lado. Ele nos engrandece a ponto de reconhecermos sua existência.

Sua amizade transcende o relacionamento social, transmitindo confiança e lealdade. Você reconhece aquele que tem o “Espírito Escoteiro”!

E como o “Espírito Escoteiro” é criado e desenvolvido em nós?  Esta é fácil de responder, meus irmãos: “Praticando a Promessa e a Lei Escoteira”! Procurando viver dentro de seus artigos, fazendo o melhor possível para praticá-la com maior dedicação! Não é fácil, pois tende à perfeição, mais o desafio é: o quanto é a nossa porcentagem no cumprimento da lei em cada um dos dez artigos! E quanto é necessário melhorar a nossa porcentagem para chegarmos o mais perto possível dos 100% mesmo sendo inatingível.

E onde vive o “Espírito Escoteiro”? Outra pergunta difícil porem de fácil resposta… Difícil porque ele é tão grande que, se fosse sólido, não teria onde habitar e fácil de responder por que ele vive em nossos corações e em nossas mentes e ações, isto é, habita a totalidade do corpo de todo Escoteiro!

Algumas pessoas possuem algo semelhante mesmo sem nunca ter sido Escoteiro, herdados de bases sólidas de suas famílias e religião. Até mesmo através do serviço ao próximo em outras entidades de “servir” porem é chamado por outro nome, enquadrados na vivência da filantropia.

Elmer S. Pessoa – DCIM – janeiro 2013.     

Anúncios

2 Comentários on “Chefe Elmer nos presenteia com mais um texto: Espírito Escoteiro”

  1. Mônica A Carneiro Rodrigues disse:

    Caro Amigo Elmer – Nós que pertencemos ao ME fazendo parte desta família, realmente é dificil explicar o Espírito Escoteiro – você conseguiu nestas poucas linha colocar o que tem de profundo nesta reflexão – não tem como explicar – é sentir – é viver . Parabéns pelo texto e por compartilhar esta lina mensagem.
    Abraços escoteiros
    Sempre Alerta

    Mônica A C Rodrigues
    GE Laranja Doce – 021 MS

  2. Obrigado Mônica! Escrevi o que sentia em um momento pontual e não sei se hoje, eu o vejo da mesma forma…. Sei que ele é essencial e que não vivemos sem ele, porem podemos descrever diferente a mesma coisa, pois sentimos diferente.É a somatória de diversas facetas que faz o Movimento Escoteiro ser tão envolvente e puro! Abraços!
    Elmer S. Pessoa – DCIM – 55º Morvan – Santos/SP – elmer,pessoa@terra.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s