Fim do blog

Amigos,

Quatro anos se passaram como um relâmpago, e com eles o meu mandato no CAN. Foi  um período bom, de muita aprendizagem. Período de fazer novos amigos, de aprender com outros, de partilhar experiencias, de construir pontes.

Fazendo uma reflexão sincera, acho que fiz menos que eu gostaria, mas ainda assim bastante coisa. O CAN não é um órgão fácil. Ele não é ágil em sua estrutura. Como toda nossa associação é um dinossauro. Precisamos nos modernizar o quanto antes e para isso a mudança do Estatuto será muito importante.

Estes quatro anos me fizeram ainda mais orgulhoso de ser ESCOTEIRO, pois permitiram ver como as pessoas dedicam seu tempo, vontade e energia em um nível difícil de entender. Sim, pois é fácil entender quando estamos nos dedicando aos nossos filhos na tropa, ou aos meninos do bairro. Difícil é entender alguém abrir mão de todos os seus feriados e tempo livre por conta de um ideal de serviço longe de casa, por jovens que nunca serão vistos… É bem o caminho da felicidade que B-P nos ensinou.

De tudo que fizemos, meu maior orgulho foi o trabalho no GT de Posicionamento Institucional. Deu um trabalhão, mas hoje temos uma posição formada sobre a redução da maioridade e sobre a homoafetividade no Movimento Escoteiro. Sem dúvida há opositores, mas conseguimos construir algo que está de acordo com nosso projeto educativo e os nossos fundamentos.

Tenho que agradecer a cada um dos companheiros do CAN e da DEN, mas em especial aos presidentes Ivan e Marcio, que com paciência, amizade e companheirismo souberam tolerar meus anseios e minha agitação. Os dois me ensinaram muito e contribuiram para meu exercício continuado de tranquilidade. Não esquecerei as conversas com o Ivan e os telefonemas do Marcio. Agradeço ainda aos meus irmãos de coração Cris e Winder, por partilharem os sonhos e projetos mais loucos que algum dia serão realidade.

Reafirmo meu laço de fidelidade aos Escoteiros do Brasil, agradeço a cada um que seguiu este blog e me coloco a disposição do que for necessário, para construirmos, juntos, um mundo melhor.

Sempre Alerta!

Altamiro

18 Comentários on “Fim do blog”

  1. Nós é que agradecemos sua presteza, lealdade, dedicação e AMOR a causa Escoteira! Um fraternal abraço, Jonathan Govier

  2. Realmente estes quatro anos passaram voando. Obrigado por nos fazer parte do seu mandato, pois graças à sua transparência pudemos participar dele não só acompanhando o relato das reuniões, mas também opinando, sugerindo. É uma pena que o CAN, muito mais que um dinossauro, pois se o fosse seria bom porque já estaria extinto, seja um bastião feudal com torres de marfim onde alguns se alojam. É preciso que a UEB se renove, que o novo Estatuto não seja apenas um remendo ao documento já existente, mas um documento totalmente novo amplamente, e abertamente, discutido, que nos faça um entidade transparente e participativa. Sei que você lutou por isto, por uma instituição moderna, adequada ao século XXI, sem estar desconectada dos valores fundamentais do Escotismo. Parabéns por seu mandato e por tudo que você faz pelo Escotismo independente dos cargos e funções.

  3. Paulo Henrique disse:

    Parabéns pelo trabalho, Altamiro.

    Sempre transparente. Tivemos opiniões em comum, outras não, mas sempre com uma cabeça e idéias abertas para o diálogo, e sinceras! Isso é o espírito escoteiro.

    Bons caminhos! Sempre Alerta!

    • Altamiro Vilhena disse:

      PH,
      Sem dúvida fomos oposição em alguns momentos, mas saiba que isso não abalou a admiração que sinto por você. Conversamos bem sobre isso no Congresso, e tenho certeza que neste mandato você poderá contribuir muito no sucesso do nosso escotismo nacional. Conte comigo para o que precisar. Parabéns pelo espaço no FB.
      Grande abraço, sempre alerta!
      Alta

  4. Meu caro Altamiro
    Em poucas palavras, posso dizer que vc deu uma nova visão ao CAN. Como disse, ainda tem muita coisa que não foi feito, contudo outras tantas foram realizadas. Acertos e erros, segundo opinião pessoal, fizeram parte deste período que pode ser rotulado como um dos mais dificeis,c/ a criação do novo Programa de jovens e a criação do novo uniforme.
    Vc nos manteve à par do que ia acontecendo e trabalhando p/ que acontecesse o que “deveria acontecer” e por isso, receba os nossos Parabéns!
    Dentro das possibilidades, solicitariamos que continuasse na missão de informar, ou motivasse a outro membro do CAN que o fizesse, pois reconhecemos o seu direito e merecimento ao descanso.
    Um grande abraço!
    SAPS!
    Elmer

    • Altamiro Vilhena disse:

      Obrigado, Elmer. Você foi um dos grandes parceiros e colaboradores. Agradeço sempre o privilégio que tive de conhecê-lo. Conte sempre comigo!
      SAPS!
      Altamiro

  5. Altamiro, para quem pensa em um escotismo verdadeiramente de inclusão e sendo ator principal no processo de emancipação dos jovens como eu te ver longe do CAN é, de certa forma, triste, pois você representava um pouco do que eu penso para a nossa instituição dentro dos órgão de decisão.
    Mas, já que o tempo passa, só me resta agradecer a você por toda essa dedicação!

    Sempre Alerta!

  6. Grato por sua contribuição à causa escoteira, pelas informações prestadas e pela abertura ao diálogo através desse blog.
    Um abraço.

    • Altamiro Vilhena disse:

      Valeu Fernando,
      O livro de estudos de caso foi lançado no congresso. Vou pedir para te enviarem um, você está lá como revisor. Depois me mande seu endereço em pvt.
      SAPS!
      Altamiro

  7. Thiago Marinho disse:

    Parabéns meu amigo! Pelo empenho e dedicação com afinco ao longo dos últimos ano! Mesmo não estando mais no movimento, continuei acompanhando por algumas de suas postagens e fico feliz em ver que sua participação abriu muitas portas para o novo: novas pessoas, novas visões e principalmente para a inclusão social de forma ampla para o ME!

    Felicidades e espero vê-lo um dia aqui por BsB!

    • Altamiro Vilhena disse:

      Obrigado Thiago,
      Espero que logo tenhamos oportunidade de nos encontrar!!! E vamos que vamos! Se precisar, conte comigo!
      SAPS!

  8. Frederico Di Lullo disse:

    Caro Chefe Altamiro,

    O Movimento Escoteiro Brasileiro e nós, a base escoteira, só temos a agradecer pelo trabalho que você fez durante estes quatro anos. Foi graças a este espaço, considerado “não oficial” que eu e tantos outros conseguimos acompanhar e entender um pouco melhor o papel do CAN, da DEN e os espaços deliberativos da União dos Escoteiros do Brasil.

    Espero, do fundo do coração, que outras pessoas continuem a fazer este ótimo trabalho iniciado por sua pessoa e, que cada vez mais, o escotismo trabalhe para sua grande base brasileira.

    Bravo, Bravíssimo!

    Sempre Alerta!

    Frederico Di Lullo – 23/SC

  9. A Alencar disse:

    COMPANHEIRO ALTAMIRO, TRANSPARENCIA É A PROPIEDADE DE SER TRNASPARENTE, É O QUE VOCÊ FOI DURANTE O PERIODO EM QUE ESTEVE NO CAM.
    VOCÊ NOS INFORMOU TUDO O QUE TODA INSTITUIÇÃO DEVE FAZER, MANTER INFORMADO OS SEUS SÓCIOS NO QUE DIZ RESPEITO AO ATOS INSTITUCIONAIS, SEJA BOM OU NÃO. MUITO OBRIGADO PELA SUA SINCERIDADE, ENTUSIASMO E DEDICAÇÃO AO M.E.

  10. Nos falamos quando ainda pensava em entrar, então passei apenas para registrar o fim dessa etapa da jornada. Ainda há muito a ser feito, e sempre haverá, no local onde isso é mais necessário, nos Grupos Escoteiros. Seja novamente muito bem-vindo de volta, Altamiro. Sempre Alerta!!

    • Altamiro Vilhena disse:

      VAleu David,
      Suas dicas naquela nossa conversa, suas impressões, me acompanharam durante toda minha “jornada” no CAN!!!
      Obrigado, amigo!!!
      Sempre Alerta!

  11. fkgz2013 disse:

    sucesso em seu caminho, pois este que passa foi muito bem trilhado!!!


Deixe um comentário

